A persiana romana é composta por “gomos” largos e horizontais que se dobram e se sobrepõem para cima ou para baixo na medida em que a persiana é aberta ou fechada. O vão entre as dobras da persiana romana é a que torna esse modelo tão diferenciado, transmitindo leveza e elegância aos espaços.
CARACTERÍSTICAS DA CORTINA ROMANA
Uma das características é que pode-se optar pelo modelo romana blackout, onde a entrada de luz é completamente barrada, Cortina romana translúcida ou a tela solar, onde em ambas a luz atravessa o tecido de modo sutil e natural.
Os materiais mais utilizados para fabricação das persianas romanas são o tecido poliéster e as fibras naturais.
CORES MAIS UTILIZADAS
As cores mais utilizadas para a persianas romanas são as claras, neutras ou em tons pastéis, essas cores se ajustam facilmente as mais diferentes propostas de decoração e deixa o ambiente mais suave.
A persiana romana cinza é uma boa pedida para quem deseja fugir das cores claras tradicionais e, ainda, colocar um toque extra de modernidade e conforto ao local.
Mas se desejar pode optar por uma persiana romana de cor forte e vibrante outra opção são os modelos estampados, que também são muito bonitos.
ONDE UTILIZAR
As persianas romanas podem ser utiliza em qualquer ambiente da casa. Na sala e nos quartos, uma boa opção é as persianas em tecido blackout que limitam a entrada da luz.
Na cozinha e no banheiro não se recomenda persianas romanas de tecido. Utilizasse aquelas de fibras naturais por serem mais fácies de limpar e por não sugarem gordura.
TAMANHO CERTO
De modo geral, orienta-se que a persiana tenha entre 10 e 20 centímetros a mais que a janela, tanto nas laterais, quanto na parte superior e inferior.
Deixe um comentário